SOURCE – Among The Brave Ones tem data de lançamento para 21 de outubro de 2022. O que você poderia falar sobre esta nova produção?
Rute Fevereiro (Guitar, Vocals) – Olá Falber e obrigada pela entrevista. Este segundo álbum de Black Widows marca o regresso da banda ao fim de 20 anos, com uma nova formação, sendo eu a única pessoa que se mantém na banda desde o início.
Black Widows tiveram um excelente percurso no início de 2000 mas depois a banda parou.
Esta nova produção mantém o som orgânico e agressivo e também contrastante da banda e ainda assim se nota que temos uma produção mais moderna.
SOURCE – Uma tendência do mercado atual é a disponibilização de singles para divulgações prévias. Como está a aceitação de Black Orchid no cenário e nas plataformas digitais?
Rute Fevereiro (Guitar, Vocals) – Pelo que temos percebido, tem sido excelente. Os ouvintes ficará a agradavelmente surpresos com este single que é também um dos temas mais pesados do álbum, e tocado numa afinação mais grave.
SOURCE – Black Orchid também é um lyric video (https://youtu.be/qtFAQCrZcfw). Como foi realizada essa produção? Há planos para lançamento de outros vídeos para a divulgação do álbum?
Rute Fevereiro (Guitar, Vocals) – Sim, para começar queríamos lançar um lyric vídeo simples e onde a atenção fosse para o som em sim. Teremos ainda o lançamento de mais dois vídeos até à saída do álbum, e prometem ser bastante surpreeendentes!
Quanto à produção deste vídeo, falamos com o Carlos Guimarães do Gmedia e Caminhos Metálicos. Dissermos a nossa ideia e mandámos ideias de imagens. Ele apresentou-nos este vídeo, que adorámos de imediato.
SOURCE – Segundo o press release, Black Widows foi a primeira banda formada somente por mulheres em Portugual. Como você avalia a contribuição feminina no cenário em Portugal?
Rute Fevereiro (Guitar, Vocals) – Atualmente há muitas mulheres a tocarem e a cantarem em bandas de metal em Portugal. Na altura, fomos inovadoras no aspeto de sermos uma banda só de mulheres a tocarem metal. Foi difícil que nos vissem para lá do género, pela nossa música, mas o esforço e o trabalho árduo valeu a pena. As pessoas começaram a ouvir de fato a música e a gostar da banda pela música.
Atualmente há felizmente muitas senhoras nas bandas metaleiras, mas do que eu sei ainda somos a única banda feminina a tocar metal pesado no nosso país.
SOURCE – O Brasil possui diversas bandas compostas somente por mulheres. Em algumas entrevistas, é comum, elas relatarem algum processo de preconceito do cenário. Isso já aconteceu com vocês?
Rute Fevereiro (Guitar, Vocals) – Imensas vezes e a pergunta mais habitual é: “Porquê uma banda só com mulheres?” mas não se ouve em lado nenhum se perguntar a uma banda composta só por homens, o porquê dessa opção.
Acredito que a música pode falar por si e que se houver dedicação, empenho e trabalho, então os ouvintes passam a ouvir a banda para além de ver as pessoas que a executam como único spot de atenção.
Quanto ao Brasil, têm grandes bandas com senhoras. Parabéns a todas elas!
SOURCE – Como foi realizado o contato e assinatura do contrato com a Inverse Records?
Rute Fevereiro (Guitar, Vocals) – Mandei um email ao Joni, que já conhecia por ter lançado o álbum “On Light and Wrath” da minha banda Enchantya, e perguntei se estaria interessado em ouvir uns temas. Ele mostrou interesse, ouviu, gostou e seguimos em frente.
Já conheço a editora e sei que são pessoas muito acessíveis e prestáveis com quem é muito bom trabalhar.
SOURCE – Existe alguma possibilidade de excursões pelo Brasil para divulgação desse álbum?
Rute Fevereiro (Guitar, Vocals) – Queremos muito que isso aconteça. Se algum promotor estiver interessado, pode entrar em contacto connosco para ver se conseguimos realizar esse sonho.
SOURCE – Algo mais a ser acrescentado?
Rute Fevereiro (Guitar, Vocals) – Queremos agradecer a vossa entrevista. Esperamos que gostem do “Among The Brave Ones” e apareçam nos nossos concertos.
Contact:
Video: