Dieth

Dieth

SOURCE – To Hell And Back é o álbum de estreia do grupo. Como você acha que as sessões das composições e gravações foram para esse conjunto de material – houve algum desafio, obstáculo ou surpresa específica que surgiu durante o processo?

Guilherme Miranda (Vocals, Guitars) – A gente conseguiu organizar uma maneira de trabalhar que funcionou bem. Gravamos o disco em quatro países. Nós mesmos produzimos e tivemos algumas parcerias em estúdio. Essa fórmula deu certo. Provavelmente faremos isso no próximo disco.

SOURCE – Até o momento, vocês lançaram três músicas do álbum (In the Hall of the Hanging Serpents, To Hell and Back e Don’t Get Mad… Get Even!) como single. Como funciona o processo entre banda, empresário e gravadora para decidir quais seriam as melhores faixas para dar aos ouvintes a melhor compreensão do que esperar do álbum?

Guilherme Miranda (Vocals, Guitars) – A gente construiu uma narrativa para esse disco. Todas as letras têm um significado forte. Quando escutamos a pre mix em estúdio, já sabíamos quais seriam as mais adequadas para serem singles. Tem um feeling pra isso, e no nosso caso acertamos a mão.

SOURCE – Houve alguma música que foi um pouco mais desafiadora neste álbum do que outras?

Guilherme Miranda (Vocals, Guitars) – Sim, eu acho que Walk With Me Forever, Heavy is the Crown e The Mark of Cain são músicas em que a gente expandiu os nossos horizontes musicais. Nessas faixas tivemos que sair um pouco da zona de conforto, e acabamos por descobrir que isso no DIETH é bem positivo. Eu gostei demais desse processo e quero aprofundar para os próximos albuns.

SOURCE – Você tem o baixista David Ellefson agora na banda. Onde você vê seu conjunto de habilidades e esforços se encaixando com o resto de Dieth?

Guilherme Miranda (Vocals, Guitars) – O David é um músico completo, experiente e produtivo ao extremo. Pra mim o que é mais interessante é que a gente conseguiu fazer uma coisa que eu tinha em mente há muitos anos que é esse lance de combinar meu vocal gutural com umas harmonias vocais e voz limpa. De alguma maneira o estilo de cantar se encaixou demais. É meio bizarro o quanto é diferente e o tanto que combina. O Michał na bateria é a mesma coisa, de algum jeito, aquilo tudo acontece de forma bem natural.

SOURCE – Como você descreveria a atual formação do Dieth tanto como músicos quanto como pessoas – quais são as principais características que mais importam para você em termos de química e produtividade da banda?

Guilherme Miranda (Vocals, Guitars) – Pra mim, integridade, comprometimento e produtividade produzem a química perfeita. E isso nessa banda tem de sobra!

SOURCE – Qual é o pior conselho que você vê ou ouve sendo dado na indústria da música em relação ao heavy metal? E inversamente – qual é o melhor conselho que você já recebeu que se aplica à sua filosofia ou carreira musical?

Guilherme Miranda (Vocals, Guitars) – O pior de tudo é você escutar a opinião dos outros e tentar seguir o que funcionou pra fulano ou cicrano. Esse tanto de “amigo” e gente te bajulando é tudo uma perda de tempo de gente que quer te ferrar. O melhor: Organize as suas coisas, trabalhe direito e vá em frente sem parar!

SOURCE – Como você descreveria a química da banda, bem como a importância de montar a equipe certa de pessoas atrás de você, desde agências de reservas até gerenciamento além da gravadora, fazendo com que as coisas funcionem de maneira profissional e eficiente para que Dieth possa se concentrar mais em sua produção musical e responsabilidades?

Guilherme Miranda (Vocals, Guitars) – Acho que a gente tem sempre que estar 100% focado no trabalho. Não existe essa coisa mágica de contratar um monte de gente que vai fazer o trabalho por você. Quando você tem um management, booking, gravadora, equipe, e tudo o que envolve a banda, é aí que você tem que se empenhar mais ainda em todas as frentes.

SOURCE – Planos para o resto do ano para divulgação do álbum de Dieth?

Guilherme Miranda (Vocals, Guitars) – Vamos tocar nos festivais Europeus e mais alguns shows em separado. O resto do ano a gente está estudando umas propostas de tour e tudo mais. Logo, logo tem um monte de coisa pra anunciar.

Contatos:

Dieth

Videos: