Vulcano

Vulcano

SOURCE – Com os últimos lançamentos o Vulcano conseguiu retomar o sucesso de sua carreira iniciado na década de oitenta. É mais fácil fazer metal no Brasil nos dias atuais que nos tempos do Live!?

Zhema Rodero (Guitars) – Eu penso que sim por vários motivos que passam desde conhecimento técnico até facilidade de divulgação. Nos tempos do LIVE! A desinformação era generalizada, o acesso a bons instrumentos e equipamentos de qualidade mínima era impossível, a aceitação do Metal mais extremo como música não existia e por conta disso entrar em um dos poucos estudios de gravação daquela época era algo muito desconfortável. Sem contar que um local descente para realizar os ensaios era raríssimo e sempre as custas de muita reclamação da vizinhança.

SOURCE – Como foi a gravação, produção e como será a distribuição do Wholly Wicked?

Zhema Rodero (Guitars) – Começamos a gravar o Wholly Wicked em Janeiro de 2014, mas estávamos fazendo dois álbuns ao mesmo tempo e isso estava atrapalhando o andamentos dos trabalhos, foi quando decidi fazer um por vez e por conta disso o EP The Awakening an Ancient and Wicked Soul sairá somente em outubro.

A produção do álbum seguiu mais ou menos o mesmo caminho dos dois últimos, criei as músicas chamei o Arthur Von Barbarian para fazer os arranjos de bateria e fomos para o estudio fazer as tomadas de batera. Em cima disso desenvolvemos o álbum. Com relação a distribuição o Vulcano não tem uma forte distribuição. Não estamos vinculados a nenhuma distribuidora um pouco mais forte e isso torna as coisas mais difíceis para nós neste sentido.

SOURCE – Há alguma previsão de lançamento de vídeo promocional para a divulgação de Wholly Wicked?

Zhema Rodero (Guitars) – Sim, estamos trabalhando na produção de um video clip para promoção deste álbum. As primeiras tomadas deverão começar no final do mês. Queremos também usar tomadas dos shows que iremos fazer no Peru e Chile.

SOURCE – Como foi a aceitação da tour Thunder Metal Tour – Conquering Europe?

Zhema Rodero (Guitars) – Sensacional! Rendeu até um álbum ao vivo na cidade dos anfitriões do Nifelheim. Este álbum já esta na fabrica na Republica Tcheca e sairá somente em vinil 500 cópias limitadas. Seu nome LIVE II – Stockholm Stormed foi uma homagem aos 30 anos de nosso primeiro álbum LIVE!

SOURCE – O Vulcano é uma banda muito cultuada na América Latina. Como estão os shows nessas áreas?

Zhema Rodero (Guitars) – Pois é estamos começando nossa turnê deste ano pelo Peru. Em seguida faremos alguns shows por aqui e vamos ao Chile. Temos convites e já estamos tratando sobre isso, para Equador, Colômbia e Argentina. Mas eu tenho vontade de tocar no Paraguay, mas infelizmente não há nenhuma conversa sobre isso ainda.

SOURCE – Em outubro de 2014 a banda prepara mais dois novos lançamentos, Live II Stockholm Sweden e The Awakening of an Ancient and Wicked Soul – A Trilogy. Como esses lançamentos serão trabalhados?

Zhema Rodero (Guitars) – O álbum ao vivo será lançado por um pequeno selo de Londres em vinil e limitado a 500 cópias. Como este selo só trabalha neste formato, quase toda prensagem já esta praticamente vendida. O EP The Awakening of an Ancient and Wicked Soul sera licenciado para a Encore Records nos mesmos moldes do Wholly Wicked e portanto será distribuido da mesma forma. Exceto no show de Lima – Peru, os demais já estaremos tocando músicas destes álbuns, porém vamos aos poucos pois a galera gosta muito de ouvir os clássicos.

SOURCE – Wholly Wicked está disponível para audição no site da banda, gratuito para todos. Como vocês encaram a disponibilização para download ilegal dos álbuns da banda em sites de compartilhamento de arquivos?

Zhema Rodero (Guitars) – Isso é algo controverso pois se de um lado alguém perde com direitos autorais, de outro ganham com divulgação. Eu pessoalmente sou a favor de disponibilizar as músicas. A geração de hoje é uma geração mp3 e muita gente mesmo só baixa no celular e mais nada, porém tem aqueles que fazem isso e gostam do álbum e em seguida correm a loja ou ao site da banda e compram o CD.

SOURCE – O Vulcano tem uma área de merchandise a ser explorada. Como a banda está se programando para disponibilizar novos acessórios aos fãs?

Zhema Rodero (Guitars) – O VULCANO não tem uma estrutura mínima para isso. Somos músicos e essa é nossa finalidade, portanto é por isso que não temos merchandise em nosso site e outras mídias. Quando vamos para Europa precisamos levar alguma coisa pois é isso que gera uma grana extra e na volta vendemos o que sobra em nossos shows aqui no Brasil.

SOURCE – Algo mais a ser acrescentado?

Zhema Rodero (Guitars) – Queria agradecer mais esta oportunidade dada pelo Source Webzine para divulgar nosso trabalho e comentar um fato muito importante para o VULCANO que será nossa quarta turnê Européia agora com uma estrutura muito maior que as demais demonstrando que a banda segue seu caminho com a mesma paixão pelo Metal quando iniciou em 1982. Um abraço a você aos leitores!

Links:

Vulcano

Vídeos: